Considerações sobre Avaliação de Imóveis Urbanos.

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS!

A avaliação dos imóveis é um dos principais pilares de sustentação do mercado imobiliário. Muitos dos “players” do mercado não dão a importância devida a esse tema e se contentam em perguntar ao proprietário quanto eles querem pelo imóvel. Muitos corretores acreditam que ter a informação nem sempre confirmada de algum imóvel que foi vendido naquela região é o suficiente para sugerir o preço do imóvel ao proprietário.

CONCEITO

Avaliação de Imóveis é a precisão e fundamentação técnica do valor de mercado de bens imóveis, feita dentro de procedimentos técnicos e normativos, para a determinação das análises de valor. (Fonte: CRECI/SP)”.

Ao transferirmos essa responsabilidade para o proprietário, perdemos a oportunidade de nos posicionarmos como profissionais, nos transformando em um simples “mostrador de imóveis” em algumas versões mais sofisticadas “apresentador de imóveis“. Não é assim mesmo?

Uma das principais consequências disso é que os nossos sites estão lotados de produtos e sempre os mesmos produtos, pois costumamos pescar no aquário que é muito mais fácil. Com isso, não vamos ao oceano pescar bons produtos e trabalhar com as suas caracterísiticas e construir uma venda técnica.

Nos apequenamos demais quando agimos dessa forma. Avaliar imóveis tem sido considerda uma habilidade secundária em nosso mercado de atuação. Fomos usurpados em nosso direito e dever de avaliar imóveis durante muitos anos, afinal, nós corretores de imóveis é que somos qualificados para isso por conhecer o mercado em que trabalhamos. Agora que somos reconhecidos juridicamente para avaliar vamos insistir em não querer avaliar de forma técnica porque é trabalhoso? ou não desejamos nos qualificar para tal atividade? Não será necessário elaborar um PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica) ou um parecer opnativo quando captamos um imóvel para vender ou alugar, mas precisamos fazer uma pesquisa não só pelo que estão anunciando, mas analisar o que foi vendido ou alugado ou o que deixou de ser vendido ou alugado porque o valor solicitado está em desacordo com a realidade.

O QUE FAZER?

Em toda e qualquer profissão é necessário estudar o caso zelosamente e principalmente quando não temos um histórico recente de imóvel similar ou da mesma região. Ter pelo ao menos três outros imóveis que possam ser referência e formar uma opinião, se possível conversar com um colega de profissão para verificar se a sua posição é coerente. Não tem nada de errado e que desqualifique essa postura. Com uma opinião formada e sedimentada em argumentos técnicos e de mercado, temos quase que a obrigação de voltar ao proprietário ou locador e argumentar de forma profissional e ganhar a confiança do nosso cliente fornecedor do produto que captamos para trabalhar.

Da mesma forma, isso nos dará conhecimento e confiança diante do nosso cliente comprador ou locatário. Argumentos que podem ser decisivos para o convencimento e segurança que o nosso cliente necessita para fechar o negócio conosco a sua acertada decisão.

VAMOS MUDAR ISSO?

Diante disso, desenvolver a atividade de avaliar, me parece ser a decisão acertada, gostaria de estimular você colega de profissão e que ainda não entendeu muito bem a importância de uma avaliação com embasamento técnico e você também proprietário ou cliente comprador para procurar um profissional qualificado que traga tranquilidade a essa difícil decisão de comprar ou alugar um imóvel.

Nos próximos posts, vamos tratar de forma um pouco mais detalhada sobre o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica). amos dissertar um pouco sobre as normas e características que devem compor o PTAM.